Todo mundo gosta viajar no Carnaval, seja para cair na folia ou descansar. E se você pretende ir de carro, é preciso ficar atento com alguns itens do veículo para não ter “surpresas” no meio do caminho.
Por isso, é fundamental fazer a revisão do carro antes de pegar a estrada.
Manutenção
“Um veículo sem manutenção adequada corre o risco de quebra precoce e pode atrapalhar a viagem. Além disso, itens de segurança como freios, pneus e suspensão, quando falham, aumentam e muito o risco de acidentes”, explica o gerente de pós-vendas da Rally Motors, Cleiton Piton.
Outro ponto importante é estar em dia com o plano de manutenção determinado pelo fabricante, pois isso garante o bom funcionamento do veículo. “Aumenta a vida útil do carro, controla emissões de poluentes, gera economia de combustível, preserva o meio ambiente e ainda garante melhor valor de revenda quando for trocar o carro”, diz o gerente.
Documentação e dicas
Vale ressaltar também que antes de pegar a estrada é preciso estar com a documentação do veículo em dia (IPVA, licenciamento e seguro obrigatório).
E nunca é demais lembrar:“quando sentir que ocorreu algo fora da normalidade com seu veículo durante a viagem como, por exemplo, um buraco maior do que o previsto, é interessante levar o carro à oficina para verificar. No caso de veículos que foram submetidos a maresia, é indicada uma boa lavagem para descontaminação”, afirmou Piton.
Confira os principais itens que devem ser checados antes de pegar a estrada:
- Óleo e filtro do motor: verificar nível e se não está vencido;
- Filtros de ar do motor, filtro de combustível e ar-condicionado: verificar necessidade de troca;
- Veículos equipados com correia dentada: verificar se ela está em período de troca (esta informação está no manual do veículo);
- Veículos que têm sistema de partida a frio: verificar abastecimento e funcionamento;
- Freios e suspensão: verificar desgaste e funcionamento;
- Parte elétrica: verificar todas a luzes: faróis, freio, pisca, placa, entre outros;
- Verificar funcionamento das luzes de advertência e ponteiros do painel de instrumento, eles denunciam possíveis irregularidades;
- Bateria: caso a partida esteja mais lenta ou pesada, pode ser indício de bateria fraca; o recomendado é procurar a oficina de confiança para e fazer testes;
- Pneus e rodas: verificar a existência de pneus gastos, rodas amassadas, vibração, alinhamento e balanceamento;
- Equipamentos obrigatórios (macaco, chave de roda e triângulo);
- Limpador de para-brisa: verificar as palhetas e abastecimento do reservatório do lavador; lembre-se também do aditivo para garantir eficiência na limpeza, quando for necessário.
Seguindo estas recomendações você e sua família vão fazer uma viagem segura e sem dor de cabeça na estrada!