Pioneira no automobilismo off-roa, a Mitsubishi Motors celebra em 2019, 25 anos de rali Motorsport. A marca é referência no tema, já que foi 12 vezes campeã do Rally Dakar e a maior vencedora do Rally dos Sertões. Ou seja, no universo 4×4, ela se destaca.
O Motorsports é o maior rali monomarca da América Latina. Além dele, a Mitsubishi também realiza a Mitsubishi Cup e a Mitsubishi Outdoor, competições que envolvem rali de adrenalina e experiências dentro do carro e até fora dele. E todos eles são feitos com veículos da marca, que possuem tração 4×4. Além de reunir apaixonados por off-road, os ralis Mitshubishi também são uma opção de diversão em família.
No Outdoor, por exemplo, os participantes passam por diversas cidades bacanas, conhecem atrativos turísticos e gastronômicos. Além de claro, aproveitar tudo o que um veículos Mitsubishi pode oferecer. Em 2019, a novidade nos ralis é que todo processo de confirmação da inscrição, doação de alimentos, adesivagem do carro e vistoria serão feitos no sábado, para facilitar os trâmites aos inscritos.
Mitsubishi Motors: o que é um rali de regularidade?
Para participar de um rali Mitsubishi Motorsports não é necessário ter experiência, nem carros preparados. Cada dupla, formada por piloto e navegador, faz um trajeto definido pela organização, respeitando o tempo e a velocidade estipulado na planilha.
Podem participar veículos Mitsubishi com tração 4×4 das linhas Pajero, L200, ASX e Eclipse Cross. As inscrições são gratuitas e cada carro faz a doação de uma cesta básica e seis produtos de higiene pessoal, que são destinados a instituições assistenciais da região onde a prova é realizada.
São quatro categorias, dependendo da habilidade de cada um: Turismo Light, destinada a quem está começando, Turismo, Graduado e Master, em ordem de experiência. Além de piloto e navegador, podem ir também no carro os “zequinhas”, acompanhantes de no mínimo oito anos de idade.
As duplas mais regulares perdem menos pontos, e competem pelo pódio. Quem participa de várias etapas concorre aos prêmios da temporada, que são viagens oferecidas pelo Circuito Elegante.
Confira algumas dicas para disputar um rali:
1.Veículo
A escolha do veículo é a primeira coisa a ser feita ao decidir participar de um rali. Não é necessário que o carro tenha preparação especial. Mas é bom verificar a trilha antes. Veículos 4×4 são os mais indicados, pois facilitam na hora de passar por estradas quase intransitáveis, trilhas, travessias de rios e grandes erosões. Além disso, oferecem interior bem confortável.
2. Sintonia entre piloto e navegador
Escolheu o carro? Agora é hora de escolher o seu navegador ou piloto. E num rali formar uma boa dupla é tão importante quanto a escolha do veículo. O piloto deverá conduzir o carro de acordo com as orientações do navegador, que deve saber ler a planilha de prova. Por isso, é imprescindível a boa comunicação entre os dois.
3. Cronômetro
No rali de regularidade o tempo é o que importa. Esqueça a velocidade. Por isso, o cronômetro é item básico, e muito importante, para se sair bem na prova. Ele vai te ajudar a passar nos Pontos de Cronometragem (PCs) no tempo certo.
4. Atenção ao tempo
Tempo, tempo, tempo. É ele que importa no rali de regularidade. Durante a prova você nunca irá zerar o cronômetro, somente o odômetro. Em um PC, a dupla deve seguir o tempo e a velocidade descritos na planilha. Por isso, muita atenção ao acelerar ou diminuir a velocidade.
5. Pé leve
Essa dica complementa a de cima. Neste tipo de rali a velocidade não é o mais importante. O que importa é seguir a planilha da prova e completar no tempo certo. Por isso, mantenha o pé leve no acelerador.
6. Paciência e concentração
Irmão, casais, amigos. Não tem jeito. Sempre vai rolar um estresse em algum momento da prova. Se isso acontecer, mantenha a paciência e sigam em frente! O rali é um momento de diversão e descontração.