Quem tem família numerosa sabe a importância de encontrar no mercado veículos com 7 lugares. Por questão de espaço, não dá para abrir mão da segurança: é preciso que todos os ocupantes viajem com cintos de segurança e bem-estar.
Não são muitas as opções de carros com 7 lugares no mercado brasileiro e nem todas atendem às necessidades de quem leva filhos, avós, amigos e pets pela cidade. Mas é nas viagens que um veículo tamanho-família precisa mostrar todas suas qualidades, por longas horas de viagem, sem solavancos e um mínimo de comodidades.
Um dos desafios é encontrar um carro que acomode toda essa turma, mais bagagens e outros itens, como bikes, patinetes e até pranchas de surfe, e agregue qualidades que resultem em conforto.
A escolha não é fácil, ainda mais em um mercado com poucas opções disponíveis.
O modelo que reúne soluções para todos esses problemas é um SUV tradicional de nosso mercado: o Mitsubishi Pajero Sport. Com 7 lugares, oferece conforto, desempenho, robustez, tecnologia, conectividade e conforto a todos os ocupantes.
Essa é a proposta do Pajero Sport, o mais luxuoso modelo produzido em toda a história da Mitsubishi Motors: atender às necessidades de quem viaja com a família ou com amigos junto com bagagem, equipamentos esportivos, como pranchas de surfe e bicicleta, sem precisar desmontá-la.
Espaço, potência e bom desempenho
Alguns problemas bem comuns em carros de 7 lugares são o acesso à terceira fileira e a área dos bancos, em geral, com pouco espaço para os joelhos, largura dos ombros e altura da cabeça. Conforme o projeto, os assentos da terceira fileira também podem ser baixos e desconfortáveis.
Outra preocupação é o sistema de rebatimento dos bancos da terceira fileira ao se transformar em bagageiro, quando não é preciso levar 6 ou 7 pessoas, e vice-versa. Dependendo do modelo e da solução, há perda de espaço para bagagens.
Para levar 7 pessoas, o veículo requer potência e bom desempenho, a fim de assegurar segurança em ultrapassagens e subidas de serra, por exemplo. E para completar, quem viaja com família sabe o quanto é importante chegar ao destino sem preocupações. A tração nas quatro rodas é a garantia de que mesmo com certa dose de aventura, os caminhos serão desbravados.
O Mitsubishi Pajero Sport traz soluções em todos esses aspectos.
Em seu bagageiro com abertura eletrônica, o veículo acomoda 571 litros de volume a partir da segunda fileira de bancos até o vidro ou 971 litros até o teto. E sobe para 1.731 litros com todos os bancos rebaixados. Outra facilidade na tampa do bagageiro: um botão fecha e outro fecha e tranca eletronicamente o compartimento.
Os bancos da terceira fileira são rebatidos de forma muito simples: basta puxar duas tiras que dobram os assentos e depois os encostos, deixando o assoalho totalmente plano. Nesse espaço é possível colocar bikes sem ter de retirar rodas e outros acessórios.
Design imponente do Pajero Sport
Recentemente renovado, o SUV tem design moderno e sofisticado. A frente exibe um design alinhado com o conceito global da marca, o Advanced Dynamic Shield. Os faróis dianteiros e os de neblina são de LED, com tecnologia de direcionamento do feixe de luz de acordo com o esterço do volante, para melhor visibilidade em trechos de curva.
Atrás, as lanternas também com assinatura de LED ficam próximas ao vidro, enquanto a parte de baixo conta com um skidplate, protetor contra impactos na base.
Na versão topo de linha HPE-S, a tampa do porta-malas tem abertura e fechamento elétricos, que podem ser acionados de diversas formas: pelo toque de um botão no painel, na tampa ou na chave do veículo. Ou ainda, por meio de sensores de movimento instalados na parte inferior do para-choque traseiro: basta passar o pé para a tampa se abrir.
Interior funcional
Se por fora o Mitsubishi Pajero Sport atrai pelas linhas arrojadas, o conforto e as comodidades do seu interior não vão deixar dúvidas de suas funcionalidades.
Por dentro, o Mitsubishi Pajero Sport oferece um sistema de entretenimento com tela de 8 polegadas sensível ao toque e compatível com os smartphones pelos sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Após ser conectado, o motorista tem à sua disposição aplicativos como Waze, Google Maps e Spotify, que podem ser acessados pela tela do painel central.
A versão topo de linha HPE-S possui ainda um painel de instrumentos 100% digital, com diversas opções de configurações integradas à central multimídia.
Um problema comum nos carros de 7 lugares é que, quem senta atrás, nem sempre encontra comodidades, como saídas de ar-condicionado ou tomadas para recarregar o celular. Este não é o caso do Pajero Sport.
O ar-condicionado é digital e dual zone, possui novos comandos e saídas independentes para a segunda e terceira fileira de bancos. Na segunda fileira, há uma útil tomada de 120V para carregar um notebook ou até um eletrodoméstico durante uma trilha, e mais duas tomadas USB. Quem vai nos bancos da terceira fileira encontra saídas do ar-condicionado, carregador 12V, porta-copos, luz de cortesia e alças de apoio.
O interior é realmente amplo, com espaço de sobra para as pernas, cabeça e ombros em todas as fileiras.
O acesso à terceira fileira é um dos melhores entre carros de 7 lugares do mercado: basta pressionar um botão no encosto do banco da segunda fileira, que rebate e dobra. E para melhorar o conforto, os bancos do Pajero Sport possuem 32 diferentes configurações.
Os bancos, aliás, com revestimento de couro, contam com novo padrão de costura lisa e região central lombar, projetados para proporcionar conforto em todos os tipos de situação, seja ao rodar por rodovias ou enfrentando trilhas fora-de-estrada.
Experiência ao dirigir um Pajero Sport
Se o Mitsubishi Pajero Sport trata tão bem os passageiros, imagine o motorista. Para levar esse SUV a qualquer lugar, a Mitsubishi Motors o equipou com um motor MIVEC forte e eficiente: turbodiesel de 2,4 litros em alumínio e injeção direta, que gera 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque máximo a 2.500 rpm: traduzindo, esse SUV oferece uma aceleração forte já em baixas rotações.
A transmissão é automática de 8 velocidades, com opção de trocas sequenciais pelos Paddle Shifters atrás do volante, que proporcionam respostas imediatas aos comandos do motorista.
A suspensão recebeu acerto especialmente para o gosto do brasileiro: firme sem desconforto, e gentil na absorção das irregularidades do solo, afinal, o SUV precisa estar preparado para qualquer desafio.
DNA off-road
Graças ao DNA 4×4 da Mitsubishi Motors, o Pajero Sport tem como diferencial o espírito aventureiro e capacidade de chegar nos lugares mais difíceis com segurança.
O SUV é equipado com o sistema Super Select 4WD-II (SS4-II) que possui 4 modos:
- 2H ou tração 4×2 (traseira) para ser usado no asfalto, priorizando o consumo de combustível;
- 4H ou 4×4, para pisos irregulares e chuva;
- 4HLc ou 4×4 com bloqueio do diferencial central, para usar em terreno acidentado com superfícies de baixa aderência; e
- 4LLc ou 4×4 com reduzida, acionado em situações de descida ou subida íngreme ou entre rochas e lama.
Outro recurso exclusivo do Mitsubishi Pajero Sport é o Off-Road Mode. Ao engatar o 4×4 é possível rodar nos modos Gravel (terra), Snow/Mud (terrenos escorregadios, de baixa aderência), Sand (areia) e Rock (pedras). Conforme a escolha, o sistema ajusta a programação de resposta do motor, transmissão, freios e controles de tração e estabilidade para otimizar a performance em cada tipo de terreno.
Pra quem gosta de se aventurar e viajar rebocando trailers ou costuma puxar barcos, jet ski ou até cavalos, conta com um recurso interessante no Pajero Sport: o TSA, Assistente de Condução com Trailers, que monitora a oscilação do trailer e do SUV, atuando se necessário, corrigindo. O Pajero Sport possui uma capacidade de reboque excepcional, permitindo rebocar até 3.100 km (reboque com freio).
O SUV da Mitsubishi Motors é equipado também com o Hill Start Assist System (HSA), assistente de partida em rampa, que segura o veículo por alguns segundos em locais inclinados e evita que recue ou avance no intervalo entre tirar o pé no freio e acionar o pedal do acelerador.
Para melhorar a experiência ao volante do Mitsubishi Pajero Sport, o sistema Hill Decent Control (HDC) é um controle de descida de rampa, acionado por meio de um botão no console, para manter a velocidade do veículo constante em descidas íngremes, sem precisar acionar o pedal de freio.
Proteção completa
A segurança é uma das maiores preocupações da Mitsubishi Motors. Por isso, a marca equipou o Pajero Sport com um pacote completo de itens, incluindo sistemas semi autônomos.
Em assistências ao motorista, o SUV conta com o piloto automático inteligente (ACC), um controlador de velocidade que freia e acelera o veículo quando necessário, sem que o motorista precise interferir.
Um exemplo: na estrada a 120 km/h e com o ACC acionado, o motorista só precisa controlar o Pajero Sport no volante. Mesmo se um outro veículo mudar para a mesma pista para uma ultrapassagem, o sistema faz a leitura do carro à frente e diminui, retomando a velocidade quando o carro à frente voltar à faixa onde estava antes.
Há também o Sistema de Monitoramento de Pontos Cegos, que emite um alerta sonoro; o Brake Override System reduz as rotações do motor caso o freio seja acionado junto com o acelerador e o Sistema de Prevenção de Aceleração Involuntária, funciona se o motorista errar os pedais ou a posição do câmbio e automaticamente diminui a potência do motor para evitar colisões.
Outro item de segurança ativa, que evita ou minimiza os efeitos de um acidente, é Forward Collision Mitigation, ou frenagem autônoma. A atuação dos freios é reforçada pelos sistemas antitravamento (ABS), com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), que garantem controle e rápida resposta em situações de frenagens bruscas, já que trabalham em conjunto com os controles de estabilidade (ASC) e de tração (ATC).
Para proteção, são 7 airbags: frontais, laterais dianteiras, de cortina (inclusive para a terceira fileira de bancos) e para os joelhos do motorista.
Clique aqui e conheça o Mitsubishi Pajero Sport ou agende um test drive na Rally Motors pelo WhatsApp (17) 3211-8000.
Para conferir mais artigos como esse, continue navegando no nosso Blog.